10 sintomas que as mulheres ignoram e podem indicar um câncer

10 sintomas que as mulheres ignoram e podem indicar um câncer

Embora as mulheres sejam mais cuidadosas com a saúde que os homens, alguns sintomas costumam passar despercebidos ou serem ignorados. Preparamos uma lista com alguns desses sintomas, que podem indicar o desenvolvimento de um câncer. Confira e se você se identificar com algum, procure seu médico.

1-    Perda inexplicável de peso
Perder peso sem nenhuma causa aparente pode ser um sintoma do câncer. Algumas mulheres podem até ficar felizes de emagrecer, entretanto quando a perda de peso não está relacionada à dieta e atividade física, é preciso procurar um médico. As células cancerosas, geralmente, costumam usar muita energia, o que pode levar à perda de peso. Outra causa provável são os problemas na tireoide.

2-    Distensão abdominal
Algumas mulheres costumam achar que a distensão abdominal está ligada ao ciclo menstrual. Mas, se ocorre sempre e durante várias semanas, melhor procurar um médico. Este pode ser um sintoma do câncer de ovário, assim como outros problemas digestivos, dor abdominal ou pélvica, sensação de estufamento mesmo sem comer muito e urgência para urinar.

3-    Mudanças nas mamas
O autoexame das mamas é importante para procurar por possíveis nódulos. Entretanto, este não é o único sintoma do câncer de mama. Vermelhidão, coceira e secreção são sinais que devem ser levados em consideração, assim como a retração dos mamilos. Lembre-se de fazer sua mamografia anualmente depois dos 40 anos e o ultrassom de mamas antes dessa idade.

4-    Hemorragias
Se você tem uma menstruação regular, sangrar fora de hora pode ser sinal de que há algo errado com a sua saúde. Para as mulheres na menopausa, o cuidado com este sintoma deve ser redobrado. O sangramento pode indicar câncer de endométrio. O sangramento anal também é importante e não deve ser ignorado, pois pode indicar câncer de intestino.

5-    Mudanças na pele

O câncer de pele não melanoma é o tipo de câncer mais comum no Brasil. Além dos sintomas clássicos, como pintas, manchas e verrugas, mudanças na pigmentação da pele, sangramento ou descamação excessiva devem ser considerados. Como o melanoma pode ser muito agressivo, não espere muito tempo para procurar seu médico.

6-    Dificuldades para engolir
Dificuldades para engolir pode ser sintoma de câncer de estômago ou de rinofaringe. O ideal é procurar um médico quando esse sintoma se torna persistente.

7-    Presença de sangue

Sangramento na região anal pode indicar apenas uma hemorroida, porém pode ser sintoma de câncer de cólon. Sangue na urina pode indicar câncer de rim ou uma infecção urinária mais grave. Quando esses sangramentos são persistentes, o melhor é procurar um médico.

8-    Indigestão
Quando a indigestão não tem relação com nenhum outro problema de saúde, como obesidade e gravidez, por exemplo, pode ser um sinal de câncer de esôfago, estômago e garganta.

9-    Mudanças na boca
Manchas brancas ou pintas brancas na língua podem ser sinal de uma condição pré-cancerosa chamada leucoplasia, que pode levar ao câncer de boca. É mais comum em fumantes. O ideal é procurar um dentista para uma melhor avaliação.

10- Alterações nos linfonodos
Aumento dos linfonodos da axila ou do pescoço podem ser sinal de um câncer. Se o nódulo está aumentando de tamanho há mais de um mês, procure seu médico. Pode ser apenas uma infecção, porém pode ser câncer. com https://cavalliericlinica.com.br/