Barriga d’água (ascite): causas, sintomas e como lidar

Ficar com a barriga inchada uma vez ou outra é comum. No entanto, algumas condições de saúde podem causar um acúmulo de líquidos dentro do abdômen chamada de ascite ou barriga d’água. 

A ascite é um sintoma que pode aparecer quando o fígado não está funcionando corretamente.

Mas antes de entender de maneira mais aprofundada o que é a ascite ou barriga d’ água, é importante entender qual é o papel do fígado no organismo e como ele pode ser afetado a ponto de chegar a manifestação da ascite. 

Qual a função do fígado?

O fígado é o maior e, em alguns aspectos, o órgão mais complexo do corpo humano. Uma de suas principais funções é metabolizar substâncias tóxicas absorvidas do intestino ou produzidas em outras áreas do organismo. Em seguida, essas impurezas são excretadas pela bile ou pelo sangue como subprodutos inofensivos. 

Uma das substâncias metabolizadas pelo fígado é o álcool, que quando consumido de maneira exacerbada pode causar lesões hepáticas e aumentar as chances de desenvolver condições como hepatite ou cirrose e esteatose alcoólica.

Quando o fígado não está funcionando direito sintomas como dor de barriga do lado direito e o inchaço abdominal, também conhecido como ascite ou barriga d’água, aparecem. 

Por isso, podemos dizer que a ascite é um sintoma que pode indicar que o fígado não está bem.

Quais são as causas da ascite?

Ela é um sintoma comum de cirrose, que é uma cicatriz no fígado, acometendo pelo menos 80% dos pacientes com essa condição.  Mas é importante reforçar que nem todos os pacientes são cirróticos. 

Isso pode acontecer quando a pressão sanguínea da veia porta – que vai dos órgãos digestivos ao fígado – fica muito alta. Esse aumento da pressão reduz a função renal e hepática, fazendo com que o líquido se acumule. 

Outras causas possíveis incluem falência renal, insuficiência cardíaca, infecção, pancreatite ou trombose. Embora a ascite possa parecer semelhante à gordura da barriga, um médico será capaz de diferenciar as duas, já que elas se movem de forma diferentes. 

Diferentes tipos de câncer também podem causar essa condição. Ascite causada por câncer ocorre mais frequentemente com câncer avançado ou recorrente. 

Na maioria dos casos, a ascite em si não é fatal. Mas ela pode estar escondendo uma condição mais grave que pode ser fatal, como insuficiência hepática. Para pessoas que têm ascite como complicação da cirrose, a mortalidade varia de 15% em 1 ano a 44% em 5 anos. Se a ascite não for tratada, ela pode trazer complicações como desenvolver uma infecção no fluido do abdômen. 

Sintomas da barriga d’água ou ascite

À medida que o fluido se acumula no abdômen, uma pessoa pode se sentir inchada e desconfortável. O fluido também pode pressionar os pulmões, causando falta de ar. O excesso de líquido no abdômen pode causar inchaço, fazendo com que o abdômen fique tenso e desconfortável. 

Os sintomas da ascite podem se desenvolver em algumas semanas ou até dias. Embora possa ser menor no início, o inchaço pode se tornar mais grave. Os sintomas associados à ascite podem incluir:

  •  Dor abdominal 
  • Inchaço 
  • Constipação 
  • Indigestão 
  • Perda de apetite 
  • Micção frequente 
  • Sentir-se sem fôlego 
  •  Fadiga 
  • Dor nas costas 
  • Inchaço nas pernas e pés 

Como lidar com a ascite

O tratamento dependerá da causa da ascite de uma pessoa. Confira a seguir os tratamentos: 

Redução de sódio

Quem está com ascite pode precisar de uma redução de sódio na dieta. Por isso é importante seguir as orientações médicas à risca.

Mudanças na alimentação

Substituições e mudanças na alimentação também podem ser necessárias. Por isso, é importante contar com acompanhamento nutricional de um especialista. https://www.enterogermina.com/

Leave a Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.