Brasileiro de 26 anos é o primeiro infectado pela varíola dos macacos

O Instituto de Microbiologia da Bundeswehr, as Forças Armadas alemãs, informou nesta sexta-feira (20) o primeiro caso de varíola dos macacos.

O vírus foi detectado ontem (19) em um brasileiro de 26 anos. Ele teria apresentado erupções cutâneas e está isolado em uma clínica de Munique.

Ele havia feito uma viagem pela Europa, com tour em Portugal e Espanha, e estava há cerca de uma semana em Munique após passagem por Düsseldorf e Frankfurt.

A instituição ressaltou, em comunicado, que autoridades sanitárias da Europa e da América do Norte vêm detectando um aumento de casos da doença desde o início de março. O temor das autoridades é que a doença, presente apenas em algumas regiões da África, esteja se alastrando.

Reino Unido, Itália, Suécia, Espanha e Portugal já registraram vários casos da doença. Este seria o maior surto da doença visto até hoje na Europa.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) está em contato com autoridades de saúde europeias sobres os possíveis surtos.

Apesar de tudo, a varíola dos macacos não é de fácil transmissão. O vírus é transmitido através de contato direito com animais ou humanos infectados ou com roupas e objetos de infectados, por meio da mordida de animais que carregam o vírus ou consumo destes e por gotículas respiratórias, porém, neste caso é necessário um contato pessoal prolongando.

A varíola de macaco foi registrada em humanos pela primeira vez em 1970 na República Democrática do Congo. https://www.1news.ig.com.br/

Leave a Reply

Uma resposta para “Brasileiro de 26 anos é o primeiro infectado pela varíola dos macacos”

Seja o primeiro a comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.