CNH tem novas regras: todo cidadão precisa atualizar para o novo modelo?

O motorista brasileiro agora tem uma nova versão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) que vem sendo emitida desde junho deste ano. A novidade sobre isso é que algumas regras foram alteradas para garantir a segurança dos motoristas, bem como uma melhor aplicação da lei.

A mais recente legislação do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) concluiu os processos de emissão e renovação.

Ou seja, muita coisa mudou. Se você está prestes a entrar com algum pedido, saiba que a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) já indicou que as novas medidas para a CNH são válidas em todo o Brasil desde 1º de julho de 2022, mas a medida não será exigida imediatamente no próximo ano. CNH tem novas regras: todo cidadão precisa atualizar para o novo modelo

A decisão justifica o fato de que os documentos em circulação e dentro da validade permanecerão os mesmos até a data de vencimento. Se o motorista já quiser começar o ano com o novo documento, mesmo com a atualização de sua carteira, ele pode encomendá-lo pagando a taxa para a emissão da nova emissão.

As novas CNHs lançadas para os novos drivers já serão lançadas no novo formato.

Quais são as mudanças?

As mudanças na qualificação visam principalmente a segurança e os aspectos visuais.

As cores do documento são principalmente verde e amarelo. Ele também tem uma tabela de definição para a categoria autorizada.

Além disso, a carteira de motorista agora também exibe um holograma na parte inferior. A assinatura está localizada logo abaixo da imagem do titular, além disso, o documento contém alguns elementos que serão visíveis apenas sob radiação ultravioleta. Também será impresso em tinta fluorescente.

Finalmente, há uma tabela de notas com as principais informações médicas e profissionais do motorista, se necessário. Haverá também um quadro com uma silhueta do veículo para indicar a classe de licença.

Como renovar a CNH?

O novo modelo já é entregue a todos os motoristas que iniciaram o processo de renovação da CNH. É necessário fornecer:

  • RG original e cópia;
  • prova de residência original e cópia do mesmo;
  • Arquivo CNH com expirado ou perto da expiração (original e cópia).

Por fim, os cidadãos cuja habilitação já tenha sido suspensa por não cumprirem o teto salarial devem fazer um curso de atualização no Centro de Formação de Condutores (CFC) para obter um novo curso.https://www.redebrasilnews.com.br/

Leave a Reply

Seja o primeiro a comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.