
“Olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, o coração que maquina pensamentos perversos, pés que se apressam a correr para o mal, a testemunha falsa que profere mentiras e o que semeia contendas entre irmãos.” Provérbios 6-16-19
A Igreja, queiramos ou não, está inserida num mundo secularizado e, com a modernização, outros pecados, como pedofilia, uso e tráfico de drogas e destruição da natureza, vão se juntando aos que são citados na Bíblia. Todos os pecados têm nomes, e muitos deles podem levar à morte. Nos dias modernos podemos ver pecados transitando pelas mais diferentes camadas sociais, inclusive em pessoas que sequer se atentam a eles. Entretanto, todo pecado desagrada a Deus.
Nesta passagem do livro de Provérbios, Deus mostra que alguns são mais graves que outros. Os pecados capitais são: orgulho, inveja, ira, preguiça, avareza, glutonaria e sensualidade. Todavia, há uma outra lista de pecados capitais que o Senhor detesta: olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, coração que traça planos perversos, pés que se apressam a fazer o mal, testemunha falsa que espalha mentiras e aquele que provoca discórdia entre irmãos.
Os cristãos do século IV acreditavam que havia pecados para a morte, assim como escreveu o apóstolo João em Jo 5.16: “Se alguém vir seu irmão cometer pecado não para a morte, pedirá, e Deus dará vida aos que não pecam para a morte. Há pecado para morte, e por esse não digo que rogue.” Aqui, João se refere à morte espiritual eterna, a condenação irrevogável, determinada por Deus. No entanto, o mesmo apóstolo mostra, no verso seguinte, que nem todo pecado é para a morte. Em Jesus, sempre há perdão e vida para todos aqueles que não pecam para a morte.
O Senhor quer governar nossa vida e moldar nosso caráter a cada dia. Sua vontade é que tenhamos uma vida vitoriosa, livres de todos os pecados, sejam mortais, venais, sociais ou qualquer outro. O mais importante é que tenham uma vida em santidade e comunhão com o Senhor, para que sejamos vitoriosos em nossos sonhos, casamento, família, amizades e ministério.
Nenhum ser humano está perdido, desde que escolha afastar-se do pecado e fugir do mal e da aparência do mal, principalmente dos males deste século, que trazem, acoplados aos pecados mortais, outros como violência extrema, tráfico e uso de drogas e pedofilia, entre tantos outros. Mas só Jesus pode perdoar pecados; todos que vierem aos seus pés vão alcançar perdão, graça e salvação.
É importante que mantenhamos o domínio próprio para não pecarmos, mas, se pecarmos, temos um advogado no céu junto ao Pai, Jesus Cristo, o justo (1Jo 2.1).Que o Senhor abençoe a todos.https://www.otempo.com.br/
Leave a Reply