Um dos principais motivos para que muitas pessoas sintam dor no calcanhar é a fascite plantar. Trata-se de uma inflamação na fáscia plantar, um tecido localizado na sola do pé que tem uma camada de gordura para absorver o impacto e liga o osso que compõe o calcanhar aos dedos.
Esse problema tem maior tendência a surgir quando há muita tensão ou utilização da fáscia, resultando em dor e dificuldade para andar, além de outros sintomas que vai ver a seguir.
A dor pode ser aguda ou se tornar crônica quando não tratada. Quem sofre de fascite plantar costuma sentir:
Dor nos pés
A pessoa que está com esse problema vai sentir dor logo ao se levantar da cama, depois de ficar em pé por horas, ao subir e descer escadas e depois de exercícios intensos.
Rigidez
A sensação de rigidez é como se a pele, os tendões e os músculos não conseguissem esticar e então fica difícil fazer os movimentos normais para caminhar.
Sensação de ardor na sola do pé
Especialmente depois de uma atividade muito cansativa, a sola dos pés vai estar mais inflamada e causando ardor ou queimação e dor.
Principais causas
A fascite ocorre quando a fáscia plantar sofre pequenas rupturas que inflamam. Existem fatores fatores de risco para o desenvolvimento dessas rupturas, que contribuem, a médio e longo prazo, para que o problema se agrave caso não seja tratado.
Faixa etária
A fascite é mais frequente em pessoas com idade entre 40 e 60 anos, pois com o tempo as fáscias vão perdendo a elasticidade e a camada de gordura vai ficando mais fina e menos eficiente. Isso também vai depender de como é o estilo de vida de uma pessoa mais nova, que tem maior risco de desenvolver o problema considerando os próximos fatores.
Determinadas atividades físicas
Os exercícios físicos que exigem muito impacto nos calcanhares e nas fáscias plantares aumentam o risco de desenvolver o problema. Por exemplo as corridas de longa distância ou o balé.
Problemas nos pés
Quando já existe algum problema que causa inchaço nos pés ou dor, mas ainda continua forçando a região, aumenta o risco dessa dor ser uma fascite plantar.
Obesidade
A obesidade, quanto mais se agrava, acaba por sobrecarregar os músculos e os ossos dos pés e das pernas. Toda a estrutura do corpo é impactada pelo excesso de gordura, dificultando a mobilidade, a circulação e causando vários outros problemas de saúde.
Trabalhar muito tempo de pé
Algumas profissões exigem bastante dos pés. Professores, atendentes de lojas, seguranças e operários são alguns exemplos de funções em que é necessário ficar de pé a maior parte do tempo.
Tensão no tendão de aquiles
Esse tendão faz a ligação entre os músculos da panturrilha e o tornozelo. Ele pode ficar muito tenso por usar salto alto, por exemplo, e acabar inflamando as fáscias plantares.
Calçados inadequados
Sapatos de salto, com solas macias em excesso ou que não dão o melhor apoio à curvatura do pé podem ser um problema logo nos primeiros dias de uso. Se a dor persistir, experimente ficar um tempo usando outros sapatos mais confortáveis.via UOL