Sensação estranha: Entenda por que você sente seu celular vibrando mesmo ele não estando

Sabe aquela coisa estranha que acontece quando sentimos o celular vibrar no bolso, achando que é uma ligação ou uma notificação, mas, quando o pegamos para ver, não era absolutamente nada? Por que isso acontece?

Às vezes pensamos que estamos até ficando loucos, mas não é nada disso. Muitas pessoas relatam esse tipo de acontecimento, e ele tem uma explicação. O fenômeno se chama “síndrome da vibração fantasma”.

Foi feito um estudo sobre esse tipo de vibração com estudantes, e os resultados mostraram que 9 entre cada 10 entrevistados já apresentaram alguma vez esse tipo de fenômeno.

A ciência ainda não consegue explicar o motivo exato por essa sensação acontecer com tantas pessoas hoje em dia, mas há algumas teorias bem sólidas que podem explicar um pouco.

Estas “alucinações táteis” podem estar acontecendo devido ao uso excessivo de celulares. A sensação fantasma que sentimos pode estar ligada ao desejo subconsciente de mexer no smartphone novamente, servindo como um alerta de que devemos estar disponíveis.

O que os cientistas explicam é que condicionamos o nosso cérebro para interpretar certas sensações como se fossem a vibração, já que queríamos estar checando o celular. Seria algo como um autoengano, moldado por nossas interpretações equivocadas.

Ainda não entendeu muito bem? Então vamos trazer um exemplo que pode tornar mais fácil, e quem utiliza óculos vai entender.

Todo usuário de óculos sabe que ele é como se fosse uma extensão do corpo, haja vista que quase sempre esquecemos que ele está no nosso rosto. Porém, quando ele realmente não está no rosto, temos alguns reflexos de ajeitá-lo ou protege-lo de alguma forma.

As notificações do celular parecem ser a mesma coisa. Qualquer movimento que aconteça, pensamos ser uma vibração. A calça tocou na sua perna ou seu músculo contraiu um pouquinho, seu cérebro entende que é uma vibração do aparelho.

Isso porque ele é treinado a, toda vez que o celular vibra, ter alguma sensação boa com as notificações que aparecem na tela. Então, sempre vamos achar que é uma mensagem chegando.

Outra coisa que acontece muito é quando vemos alguma foto antiga, onde alguém aparece levando algo ao ouvido ou olhando algo em suas mãos. Muitas pessoas associam o objeto ao celular, mesmo que ele nem pensasse em existir na época.

Estamos tão acostumados ao formato e à casualidade que é ter um aparelho desse tipo em mãos que teorias das mais variadas de viagem no tempo passam a ser criadas, mas o fenômeno nada mais é que o nosso cérebro reconhecendo algo familiar. Interessante, não?https://www.diariovip.novacruzoficialrn.com.br/

Leave a Reply

Seja o primeiro a comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.