Usar o WhatsApp GB ou FM WhatsApp é seguro? Descubram agora

WhatsApp GB, FM WhatsApp e outros apps semelhantes, são versões modificadas que usam o código do mensageiro original. Com funcionalidades diferenciadas e exclusivas, eles abocanham milhões de usuários no mundo. Mas o Facebook, dono do WhatsApp, não gosta nem um pouco dessa brincadeira. Se você está pensando em instalar mas não sabe se são seguros e se irão danificar seu celular Android, suas dúvidas acabam aqui.

A equipe do Tekimobile conversou com alguns usuários desses aplicativos modificados além de também testar alguns deles. Além disso, vasculhamos informações sobre os riscos que o WhatsApp GB e outros apresentam e quais as funcionalidades que prometem.

Antes de tudo, vamos entender o que são esses aplicativos e porque existem. O WhatsApp, embora seja o aplicativo de mensagens mais usado do mundo, carece de algumas funções que os usuários gostariam de ter.

Muitas delas, entretanto, não são eticamente viáveis. Usuários do WhatsApp GB muitas vezes o instalam porque querem ler mensagens sem que a outra pessoa saiba, porém, você sabe quando o outro lado leu as suas. Viram o conflito ético envolvido? É óbvio que o WhatsApp original nunca terá essa função.

Sendo assim, usuários que são desenvolvedores de aplicativos pegam o app original e depois o alteram. Essa alteração envolve modificar o código fonte do WhatsApp e inserir códigos que geram as funções tão desejadas pelos usuários. Porém, há três pontos envolvidos na segurança dessas alterações.

1 – Aplicativos como WhatsApp GB, FM WhatsApp podem conter vírus

Não existe nenhuma garantia que esses desenvolvedores não irão colocar códigos maliciosos nesses apps. Isso não quer dizer que todos tenham vírus, na realidade a maioria não tem.

Porém, como não há um lugar centralizado para distribuir eles, como a loja Google Play Store, qualquer pessoa pode baixar um app modificado como o WhatsApp GB, colocar um vírus e então disponibilizar para download em algum site na internet.

Isso é tão verdade, que recentemente foi feito exatamente isso com o FM WhatsApp.

Em agosto de 2021, pesquisadores da Kaspersky descobriram que uma versão do FMWhatsapp foi alterada e ganhou um “presentinho” chamado Triada. Era um trojan que estava no SDK de banners publicitários que os desenvolvedores do mod usam para bancar o projeto. 

Os pesquisadores avisaram que não foi o desenvolvedor original que colocou o código malicioso. Foi alguém que alterou o código e disponibilizou o apk do aplicativo em algum site de downloads. Depois disso foi um efeito cascata, onde um site copiou o link do outro espalhando rapidamente o vírus para milhares de pessoas.

Um dos malwares foi o chamado xHelper que se destaca por sua incrível capacidade de reinfectar dispositivos Android horas depois de ser removido ou depois que os dispositivos infectados são redefinidos para configurações de fábrica: é quase impossível se livrar dele.

2 – O Facebook não garante a segurança dos seus dados

O WhatsApp original possui uma tecnologia chamada Criptografia ponta a ponta. Não vamos detalhar aqui o funcionamento, temos um artigo que explica isso mais a fundo.

Basicamente falando, o WhatsApp assim que você envia uma mensagem, embaralha totalmente a mesma (criptografa) de um modo que é, teoricamente, impossível de qualquer software decifrar.

No momento que o WhatsApp da outra pessoa recebe a mensagem, o app decifra e então seu contato irá ler.

O problema é que o Facebook não garante que os aplicativos modificados façam essa criptografia. Os desenvolvedores do WhatsApp GB, WhatsApp Plus e outros garantem que sim, mas você confia?

Isso significa que, caso uma alteração do app tenha “tirado” a função de criptografia, o desenvolvedor poderia interceptar sua mensagem e ter acesso ao seu WhatsApp.

3 – Risco de banimento

Antes de tudo que fique claro uma coisa: as mensagem do WhatsApp GB e qualquer outro MOD ainda passam pelos servidores do Facebook. Isso significa que o Facebook sabe exatamente quem usa esses aplicativos.

Tendo isso em mente, o Facebook avisa que quem usa pode ter sua conta banida, ou seja, eles marcam o seu número de celular e não deixam mais você usar o WhatsApp.

Esse bloqueio pode ser temporário ou para sempre. E acreditem, alguns anos atrás milhões de pessoas que usavam o GBWhatsApp tiveram suas contas bloqueadas.

A maioria dos Mods prometem um sistema “anti-ban”, porém, mais uma vez: você confia?

A declaração oficial do Facebook

Como dissemos acima, o Facebook sabe que você usa um WhatsApp modificado e que eles podem te banir. Como sabemos disso?

O próprio WhatsApp, em seu site oficial, dá nomes aos bois e fala claramente que usuários do WhatsApp GB e WhatsApp Plus podem ser banidos, vejam na imagem abaixo:

Imagem mostra que o WhatsApp pode banir usuários do WhatsApp GB

Quais são os MODs mais conhecidos atualmente e seus recursos

Existem diversos MODs além do WhatsApp GB e cada uma tem suas peculiaridades e funções especificas que não caberiam aqui nesse artigo.

Porém, separamos algumas funcionalidades que praticamente todos os aplicativos modificados do WhatsApp compartilham:

  • Função Anti-Ban (evita ser banido pelo Facebook)
  • Não precisa ter acesso root do Android
  • Número ilimitado de stickers
  • Encaminhar mensagens para quem e quantas vezes quiser, sem aparecer a mensagem de “mensagem reencaminhada”
  • Enviar áudio e vídeos de até 100 MB
  • Receber uma notificação quando seu contato muda de foto

Sobre os mais conhecidos, separamos uma lista com os 15 Mods mais usados atualmente:

  • GBWhatsApp (conhecido como WhatsApp GB)
  • GBWhatsApp Pro
  • WhatsApp Plus
  • YOWhatsApp
  • FMWhatsApp (WhatsApp Rosa)
  • WhatsApp Aero
  • OGWhatsApp
  • WhatsApp Prime
  • WhatsApp MA
  • WhatsApp Indigo
  • GBWhatsApp MiNi
  • Soula WhatsApp Lite
  • YCWhatsApp | WhatsApp Mod
  • ZE WhatsApp
  • BSEWhatsApp
  • KRWhatsApp

Preciso de um aplicativo modificado para ter as funções do WhatsApp GB?

O que muita gente não sabe é que muitas das funções que descrevemos acima, também podem ser habilitadas através do WhatsApp original, usando um segundo aplicativo focado em modificações.

O app em questão é chamado Tweaker. Se trata de um appque pode adicionar alguns recursos extras ao seu WhatsAp. Ele é uma boa opção para quem tem medo de baixar um app modificado. O Tweaker faz algumas alterações básicas no seu aplicativo original para obter algumas opções poderosas. Você precisará ter a o WhatsApp Beta instalado pela Play Store. 

Características de Tweaker 

  • Ativar recursos para ocultar tiques azuis, duplas e o última vez visto
  • Alterar fonte de interface do usuário 
  • Alterar a barra de ferramentas e a cor do status 
  • Aumentar a qualidade do status 
  • Desativar relatórios de entrega 
  • Desativar a mensagem “digitando”

Vale ou não a pena?

Com todas essas informações descritas acima, o Tekimobile não recomenda a instalação de nenhum aplicativo modificado como o WhatsApp GB, FM WhatsApp ou WhatsApp Plus.

Por mais que tenham funções bacanas, não vale a pena colocar a segurança dos seus dados em riscos, ou pior, ter um vírus instalado no celular que pode ser capaz até de invadir o app do seu banco.

Além disso, como mostramos, existe uma alternativa para ganhar funções do WhatsApp usando o Twaker ou outros apps semelhantes, sem precisar baixar um modificado. com https://www.tekimobile.com